quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Halloween - "trick or treat!"

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica.
Vem de uma tradição contraída do dia 1 de Novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos. O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos).
"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".

Aqui em casa normalmente não costumo "brincar" ao Halloween mas com gosto sempre de fazer um docinho aqui está uma oportunidade, a receita é da Nigella Lawson e são uns deliciosos Cupcakes do Halloween.



Ingredientes:
2 colheres de sopa mal cheias de cacau em pó
2 colheres de sopa de água a ferver
75 gr. de açúcar amarelo
50 gr de açúcar mascavado
125 gr de farinha
2 ovos
125 gr de manteiga amolecida
1 colher de baunilha em pó
1 colher de sopa de leite
Cobertura:
2 claras
Algumas gotas de sumo de limão
200g de açúcar em pó
Lápis Pasteleiro Brilhante  Vahiné
Lápis Pasteleiro de Chocolate  Vahiné

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Faça uma pasta com o cacau e a água a ferver e reserve enquanto faz a massa dos cupcakes.
Coloque os açucares, a farinha, os ovos e a manteiga no robô de cozinha e triture para misturar bem. Rape a mistura dos lados e volte a triturar ao mesmo tempo que acrescenta a pasta de cacau e o leite. A massa deve de ficar com uma consistência quase liquida: se não tiver, junte mais um pouco de leite.
Coloque nas forminhas de papel e leve ao forno cerca de 20min, até espetar um palito e este sair limpo.
Deixe no tabuleiro 5 min., depois retire, nas forminhas de papel para uma grelha.
Quando estiverem frios, faça a cobertura, Bata a clara na batedeira, junte o sumo do limão e acrescente o açúcar. Bata até dar o ponto de glacê. Espalhe o glacê pelos cupcakes e enfeite a gosto. 


A aranha:
Simboliza o destino e os fios que tecem suas teias, o meio, o caminho e suporte para seguir em frente.



As bruxas tem um papel importantíssimo no Halloween.
Não é à toa que o dia 31 de Outubro é conhecida como "Dia das Bruxas" em português.
Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano durante a mudança das estações: no dia 30 de Abril e no dia 31 de Outubro.
Segundo conta-se a lenda, chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo.
Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno. 
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween.
Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Volte sempre
Bjs e abraços.

IdeiA GeniaL-