domingo, 1 de março de 2015

E aqui está mais um DIA UM...

E aqui estou depois de deixar escapar algumas participações do Dia Um...Na Cozinha
Confesso que algumas foi por preguiça mas outras foram mesmo porque não deu. 

O tema deste mês, um més que muito gosto. (do meu aniversário e o da minha irmã e também o da minha filhota casula) é doce mas não é muito do meu agrado.
Já fiz algumas e aqui no blog pode as consultar, a minha preferida é sem duvida alguma a de laranja mas decide apresentar outra. 
Uma receita nova, é parecida com uma que já  aqui publiquei mas esta tem algumas diferenças e foi feita na Bimby. 
Agora estão vocês a perguntar, mas qual é o tema? 

TORTAS!!!! 

Aqueles bolos enrolados que nem sempre ficam bem enroladinhos e que outras ocasiões ficam lindas, lindas e perfeitas. A minha é uma Torta de Cenoura com Doce de Ovos e não ficou muito perfeita. HA HA HA.

A receita foi retirada do Mundo de Receitas Bimby . 


Ingredientes para a torta:

600 gr de cenouras
200 gr de açúcar
5 ovo, s
2 c .sopa de farinha 
1 c. café fermento
1 c. sopa Maizena
1 pau de canela
sumo e raspa de 2 laranjas
40 gr de manteiga
canela
3 c. sopa açúcar

Para o doce de ovos:
5 gemas
80 gr de água
160 gr de açúcar
1 c. chá de canela



PREPARAÇÃO DA RECEITA

Cozer as cenouras na bimby com água, sal  e o pau de canela 35 min/Velocidade inversa/varoma/vel.1. Escorre-se a água com a ajuda do cesto e programa-se 45seg. vel. 3/5/7 progressivamente, até ficar um puré. Deixa-se arrefecer um pouco. Adiciona-se ao puré os ovos, as raspas das laranjas, o açúcar e a manteiga derretida e programa-se 15 seg/vel. 3. Programa-se novamente vel. 3 mas sem tempo e pelo bocal adicionar o sumo de 1 laranja e de seguida a farinha previamente misturada com a Maizena. Deixa-se incorporar bem. (cerca de 1 minuto).
 
Forra-se um tabuleiro rectangular com 1 folha de papel vegetal e unta-se com margarina. Verte-se a massa da torta no tabuleiro e vai ao forno pré-aquecido a 210º durante 15 minutos.



Enquanto isso prepara-se o doce de ovos:
Coloque no copo da Bimby a água, o açúcar e programe 20min/Varoma/vel. 1. Retire o copo da base e deixe arrefecer.
Coloca-se as gemas numa taça e batem-se bem. Quando voltar a colocar o copo na base e este estiver a 60º ou menos deita-se um pouco da calda em cima das gemas e mistura-se bem.
Coloque a borboleta e programe 5min/100º/vel. 1
Com a Bimby em funcionamento junta-se as gemas em fio através do bocal e deixa-se acabar o tempo. Polvilha-se com canela ainda dentro do copo e mistura-se na vel. 3 cerca de 5 seg. Rapidamente retira-se o doce de ovos para uma taça. Está pronto a servir.
Retira-se a torta do forno e deixa-se arrefecer.

Na bancada coloca-se um pano de cozinha e polvilha-se o pano com açúcar misturado com canela (3 c. sopa de açúcar e canela q.b.). Vira-se a torta em cima do pano e retira-se a folha de papel vegetal. Rega-se com sumo de 1 laranja. Recheia-se generosamente com o doce de ovos. Enrola-se devagarinho com a ajuda do pano para não partir. 
Para finalizar  polvilhe com canela em pó.