terça-feira, 1 de abril de 2014

Uma lisboeta no Alto Minho


Para quem não sabe sou lisboeta de gema, mas com os meus 18 anos vim com os meus pais para Moledo do Minho. Adoro este pequeno paraíso.

Quando soube o tema do Dia Um...Na Cozinha com Doçaria Regional, fiquei indecisa e não sabia se haveria de fazer um doce tradicional de Lisboa ou aqui do Minho. Pesquisei um pouco e como adoro fazer Pudins e nem sempre tenho oportunidade, decide virar-me para um Pudim de Pão.
Fica delicioso é super fácil de fazer e o resultado é hummmm de ir aos céus.

O tradicional Minhoto leva pão que tenha pelo menos 2 dias mas eu preferi fazer com pão Brioche, fica ainda mais delicioso.




Ingredientes:
5 fatias de pão brioche 
6 ovos
150 g de açúcar
1/2 litro de leite
raspa de 1 limão
1 colher de sopa de aroma de baunilha

caramelo para barrar a forma



Preparação:
Deitar para dentro do copo do liquidificador as fatias de brioche esfareladas, o leite, o açúcar, os ovos, a raspa do limão, o aroma de baunilha e  batam todos os ingredientes até que fique uma mistura homogénea.
Untem uma forma de pudim com caramelo, e vertam a mistura lá para dentro.
Podem optar por cozer no forno em banho-maria, cerca de 50 minutos à temperatura de 200ºC, ou se preferirem, cozam-no na panela de pressão em forma de pudim com tampa, neste caso, conta-se 20 minutos desde o momento que ouvirem o apito da válvula de pressão, desliguem e deixem-no arrefecer lá dentro.
Depois de arrefecido, levem-no ao frio até à hora de servir.

Depois de desenformado poderão acrescentar mais caramelo liquido, caso achem necessário e se preferir.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário
Volte sempre
Bjs e abraços.

IdeiA GeniaL-